sábado, 30 de junho de 2007


Demorei mas cheguei!!

Hoje nada muito especial, jantei o Bacalhau ao Brás que ai está, quebrei a cabeça com orçamentos do buffet.

O Kefir finalmente desencantou e rendeu dois potes de um iogurte que parece estar muito bom, não está parecendo ácido e bem consistente, sem cheiro de fermento biológico. Acho que deu certo! Amanhã no café vou experimentá-lo!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sexta feira foi o dia das conservas aqui!!! Aproveitei um leite que estava vencendo e fiz o doce de leite (dois litros) que rendeu essa porção que vc vem, e também aproveitei uma liquidação de morangos a R$5,00 a caixa com 4 bandejas de 200 grs. Comprei 5 caixas e obtive 5 vidros de geléia desses ai e 2 de calda de morango.

Meu Kefir ficou menos ácido, mas ainda está muito líquido!!!

Criei uma postagem de dicas sobre festas que vou reproduzir aqui!!!

DICAS PARA UMA BOA FESTA!!!

· CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

· Paciência – Não deixa tudo para última hora e guarde recibos de tudo – é normal escutar eu você estava tão apressado que entendeu errado o que seria servido – fornecido – incluso no pacote.

· Seja firme ao discutir suas idéias e questionem cada detalhe que acharem necessário

· Peçam alternativas mais baratas, faça sugestões. Ousadia – procure sempre alguma coisa exótica para dar o diferencial, mas não faça tudo exótico porque pode não agradar!

· Tudo que ficar acertado deverá constar de contrato por escrito, onde deve constar o que é o serviço e o que está incluso. Relação de pratos a serem servidos, números de pessoas a serem atendidos, números de garçons, horário de atendimento, preço por hora e convidado extra. Não aceite quem trabalha sem contrato, mesmo pessoa física, pois depois não terá como reclamar. E durante a festa, geralmente O anfitrião está tão ocupada que não percebe o que ocorre de errado e os convidados, por educação não reclamam, mas saem falando mal... E aí Eu digo: Toda festa minha rende mais duas!

· Só façam depósito quando tiverem certeza que é aquilo que querem e peçam recibo na hora, não pelo correio, depois, etc. Poderá ter uma surpresa do recibo vir diferente do combinado.

· Verifiquem se a data escolhida para seu evento é próxima a feriado e a conveniência ou não disso para você!

· Se você deseja um evento grandioso, para mais de 100 pessoas, no mínimo oito meses antes os preparativos devem começar. Com seis meses é possível. Com três meses, não há um minuto a perder!!!

· Ao definir seus convidados, tenha em vista o número de pessoas que o lugar do evento comporta, sem que fique atravancado. Veja também se não esta convidando alguém que não conhece ninguém. É preferível não convidá-lo ou arranjar mais duas pessoas que o conheçam, se não você ficará sem graça de ver a pessoa isolada.

· Quanto a número de convidados, o que manda é o bolso! Também a variedade e quantidade de pratos servidos conta: Se você optar por dois pratos quentes servidos em mesa, conte que dobrará o número de pratos e talheres a serem alugados!

· Verifique catálogo fotográfico da apresentação dos pratos ou equipamentos onde serão servidos. Não queira seu maravilhoso prato servido num richaux descascado!

· Exclua empresas especializadas. Isso mesmo. Elas funcionam muito bem, mas cobram muito bem também, além de você ter um serviço “engessado”, tipo, só aqueles floristas (caros) só aqueles buffets (caros também e, as vezes, se você for ao mesmo buffet sem a empresa verá 30% a menos no orçamento).

· ESTILOS DE FESTA

· Glamurosa: para mais de trezentas pessoas, com coquetel, jantar, mesa de café e altos custos. Vantagem: Se tudo der certo, será inesquecível. Desvantagem: preço

· Elegante: Entre cem e trezentos convidados, mais fácil e convencional para organizar, menos sujeito a erros. Geralmente resume-se a um coquetel com prato quente e doces. Vantagem: mais fácil de organizar. Desvantagem: Nenhuma, mas cuidado – mesmo assim não é baratinho e você pode ser enganado.

· Informal: Bem mais simples, resumisse a um buffet frio e canapés, com ou sem prato quente e serviço americano. Vantagem: Bem mais econômico Desvantagem: Pode descambar na bagunça facilmente.

· Temáticas: Sempre divertidas, cuidado para não servir somente comida que ninguém gosta. Tenha sempre um coringa na manga.

· TIPOS DE FESTA

· Brunch – Mistura de café da manhã com almoço, pode se estender de 11 da manhã às 5 da tarde, sem problema algum. Buffet frio e serviço americano.

· Coquetel – Salgadinhos, canapés, docinhos e bolo. Hoje em dia, pode comportar um prato quente ou dois.

· Almoço ou jantar completo: Coquetel, entrada, dois pratos servidos à mesa,Sobremesa, docinhos e bolo.

· Informais: Feijoadas e churrascos. Cuidado com o tão falado buffet de massas – a maioria dos que eu fui eram de má qualidade e, se ao ar livre, esqueça: é impossível manter o prato quente o suficiente.

· BOLO

· Cuidado!!! Grande chance de ser enganado!!! O mais comum é venderem um bolo por um peso e ser muito mais leve, pois... de olhar você não sabe e não vai pesar o bolo no meio do salão!

· O melhor bolo é o bolo BBB – Bom, Bonito e Barato. Excesso de decoração é lindo, mas geralmente o bolo é sem graça. É tradicional que o bolo não é comido, ou milhares de pedaços vão para o lixo com apenas uma garfada. Consulte se você poderá levar o bolo, ou se for incluso no contrato, veja se o mesmo está sendo cobrado por peso (150grs por convidado bastam!!) e não por pessoa.

· QUANTIDADES

· Garçons – 1 para cada 15 pessoas em coquetéis e 1 para 10 em jantares. No Brunch poderá ser de 1 para 25 pessoas.

· Vinho – 1 garrafa para 4 pessoas

· Água e refrigerantes - 500 ml por pessoa

· Whisky – 1 para 25 pessoas

· Coquetel de frutas – 750 ml para 25 pessoas

· Salgados e canapés – 10 por pessoa no jantar e 18 no coquetel

· Comida – 400 grs por pessoa

· Docinhos – 5 por pessoa

· Bolo – 150 grs por pessoa

· RESUMO

· De sei a quatro meses antes – Defina data, estilo, orçamento para festa e comece as consultas de orçamento e disponibilidade de data. Pense no estilo de sua festa.

· Três meses antes – Lista de convidados, test drive do buffet (somente buffets que você pagou reserva irão oferecê-lo!)

· Dois meses antes – Pague a primeira parcela do buffet (40% menos a reserva é a praxe, e mais três pagamentos, somente um depois do evento, onde serão acertados os extras).

· 5 semanas antes - envie os convites

· 2 semanas antes – Confira todas as respostas dos convites – é importante para não estourar orçamento – ligue para quem não confirmou.

· 1 Semana antes – Checagem geral de tudo!!!

· 2 duas antes – envie para o local tudo que deseja: Lembrançinhas, peças de decoração, etc

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sem assunto???


Ontem eu devia estar cansado, pois estava me achando sem assunto para o Blog. Agora tenho assuntos demais! mas vou seguir a seqüência, para não ficar perdido e também guardar coisinhas para tempos de vacas magras!!!

O kefir ficou extremamente ácido e ainda não coalhou direitinho... Mas acho que logo se ajeita, já fiz consulta técnica no Orkut da comunidade.

Esse que posa hoje para foto é novamente o Bolo Merengado de Morangos. Na primeira foto vemos ele momentos antes do corte.




E na segunda, ele já cortado. Ai dá pra ter uma idéia das camadas de bolo, chantilly, suspiro, morangos e massa folhada...

quarta-feira, 27 de junho de 2007


Bom dia!!!

O assunto hoje continua sendo o Kefir.

Fui buscar minha mudinha ontem e, com todo carinho deixei ela na geladeira, antes de vir para casa, todo preocupado dela estragar... Só depois é que lembrei que tb posso cultivá-la fora da geladeira!!!
A noite, antes de chegar aqui, tive um compromisso e a mudinha ficou no carro umas 4, 5 horas, dentro do seu saquinho plástico.

Quando cheguei aqui e fui pô-la no leite... Surpresa!!! Os bichinhos trabalharam bem e todo o leite do saquinho já era iogurte!!! Hoje à noite vamos ver o que aconteceu com o leite na jarrinha!!! E experimentar o iogurte!

Hoje estou feliz também, pois estou engatinhando em um contrato para casamento no próximo ano. Ainda não é nada certo, mas qualquer consulta me deixa animado de poder cozinhar para um monte de gente!!

Fica para vocês a fotinho do Bolo Merengado de Morangos, criação exclusiva minha!!!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Nova Empreitada...


Hoje vou começar mais uma das minhas empreitadas culinárias... Vou buscar com a amiga Neide Rigo, do blog Come-se uma muda de kefir. Pretendo fazer experiências com o produto, como coalhada, queijo e pratos diversos.
A própria Neide no Blog dá algumas dicas e receitas, bem como a comunidade do Orkut -

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1136903

do culinarista e grande amigo Mauro Rebelo.
Acredito que na sexta feira já possa contar alguma coisa sobre a experiência....

Demais, tudo correndo ok, e hoje jantei um salmão grelhado com batata ao gratin que estavam muito bons!!! Fica a foto do Dip de Camarão servido no jantar de sábado!!!

Grande Alegria!!!!

Gente!!! Me propus a escrever aqui uma vez por dia, mas hoje precisava voltar!!!

Com grande alegria conto que a "Lola", meu Pintado com Ervas Maionese e Camarões a Provençal tirou um maravilhoso terceiro lugar no Concurso A Geladeira Mais Gostosa II, da comunidade de Culinária - Receitas do Orkut.

Parabéns a vencedora Lourdes Maria e seu Bolo de Morangos a Ganache e parabéns a todos os participantes!! Foi tudo muito lindo!!!

Sabia que a "Lola" iria nadar contra a correnteza de um monte de doces maravilhosos e de feras do fogão, mas ousei, arrisquei e fiquei muito feliz com o resultado.

Obrigado pela oportunidade Maurão!!!

domingo, 24 de junho de 2007

Fim de festa

Bom, já contei sobre o cardápio do jantar, agora falta contar as reações dos presentes a ele.

Logo de cara, ví olhos se arregalando, de surpresa e admiração, com a ousadia dos canapés de gorgonzola com chocolate amargo. Não, não sou mais um desse que mistura coisas de qualquer jeito e acha isso gastronomia. Essa maluquice saiu de um trabalho científico de combinação de moléculas de gosto e descobriu-se que os dois são um par perfeito... e realmente ninguém deixou de elogiar o inusitado do petisco.

Então, ousei mais um pouquinho e mandei para sala o vol-au-vent de Capelin (parente pobre do caviar) e mais uma vez a satisfação se estampou nas expressões. Já sabia que o Dip de camarão faria sucesso, nunca deixa de fazer, mas é sempre uma surpresa para quem não conhece.

A entrada, avisei que quem não curtisse peixe crú, pedisse a alternativa... Ninguém pediu e até quem não comia comeu e gostou. Vocês ficam com a foto dela ai, Terrina de Salmão e Vegetais, receita do restaurante Carlota de São Paulo.

Com tanta ousadia, tive que fazer um pato principal bem convencional e o mesmo foi devidamente degustado.

Na sobremesa, o Tiramissu é sempre sucesso, porém... O Bolo Merengado de Morangos seduz qualquer um com o visual e todos os repitiram, deixando o Tiramissú quase inteiro.

E eu fiquei muito feliz, pois os elogios vieram de todas as partes!!!

Hoje




Hoje resolvi criar este espaço, numa homenagem a todos os meus amigos que muito me incentivaram e colaboraram na criação da Gastronomia Santa Theodora.

Hoje, depois de uma noite memorável, onde elaborei um jantar para 10 pessoas (que apareceram 12...) onde tudo foi sucesso, queria muito compartilhar com todos este momento de maravilhoso de dever cumprido e bem cumprido.

Pretendo descrever aqui dia dia minhas histórias, na pesquisa de receitas, aventuras e desventuras com eventos, bem como mandar mensagens de carinho a pessoas importantes para mim.

Sobre o jantar de ontem, para 10, onde apareceram 12, o único imprevisto foi desmontar uma mesa de 10 pessoas sentadas e transformar em jantar americano.

Cardápio

Aperitivo:
Canapés variados de gorgonzola, blumenau, cebola, aliche.
Vol-au-vent de ovas de capelin.
Dip de camarão

Entrada:
Terrina de Salmão e Vegetais

Prato principal:
Lagarto recheado com Fois
Gratinado de Shitake e Pupunha
Cenouras de Vichy

Sobremesa:
Tiramissu
Bolo Merengado de Morangos