sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Carne Moida Divina

Assim a chamou Gisele, que deu a receita!!! -

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6724348248449909818

Bom... Ai pensei em...

Carne Doida da Gisele ( pra não confundir com carne louca, já tradicional...) e... virou poesia!!!

Carne Doida da Gisele
Carne da Gisele Doida
Gisele Doida de Carne
Gisele Carne de Doida
Doida Carne de Gisele
Doida Gisele de Carne

Bincadeirinha Gisele!!!

Adorei! Ficou 10, muito bom e muito obrigado pela receita e a brincadeira...rsss Acabei batizando Gratin de Carne!!! rsss

Bom, como bom ex-gordo, já pensei na versão light, com menos gordura!!! Usei mussarela, parmesão e creme de light nessa. Vou tentar com iogurte desnatado (sem o leite da receita original) e parmesão forte (rende mais pq usa menos e, portanto, menos gordura!!).

Comi com a quiche de alho poró e brie da outra postagem e arroz branco.

Depois eu conto como ficou minha versão light!!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

3 Quiches

Prá variar... Quiches!!!!

Quiche Light de Abobrinha:

3 abobrinhas médias picadas, refogadas com meia cebola ralada e dois dentes de alho esmagados em 2 colheres de sopa de azeite.
Deixar esfriar bem.
1 copo de iogurte desnatado
3 ovos
100grs de parmesão

Misture tudo muito bem e ponha sobre a massa.
Asse forno 200° pré aquecido, por 45 minutos.

Massa: http://titoprat.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

Quiche de Alho Poró com Brie
Parece uma pizza... Mas é uma Quiche Lorraine, a mais famosa das quiches!!!!

Se alguém gostou, comentários por favor, to carente!!!! rssss

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Repousando em Berço Esplêndido!!!!

Ainda colhendo e vivendo meus cinco minutos de fama!!!

Me contaram agora há pouco que um dos convidados, o segundo por sinal..., disse que ia ser difícil retribuir o jantar, pois era difícil achar um profissional a minha altura... Pode????
Outro me criticou... que eu devia ter avisado que haviam dois doces, pois ele comeu muito e só pode comer tres profiteroles depois...

Gente, estou ainda vivendo o momento de alegria que vivi com o êxito alcançado!!!

Ai em cima, outra foto da Bete Torte na taça e ai embaixo, Vol au vent de cappelin e Dip de camarão!!!

domingo, 26 de agosto de 2007




















Jantar Sentado Empratado para oito pessoas.

Esse é o nome técnico que os buffets usam para este serviço que ofereci ontem. Ai está nossa mesa de jantar!!! E tem mais fotos:

O serviço oferecido utiliza todos os complementos em prata, tais como suplats, talheres, galheteiros, candelabros. No detalhe do "lugar" de cada um, suplats Cristofoli, inclusive nos pratos de pão!!!

Mais detalhes??

Floreira de mesa Baccarat séc. XIX, galheteiro e Candelabro Cristofoli. Serviço qualidade Gastronomia Santa Theodora!!!













Bom... Só para completar... Argola de guardanapo em Cristal de Murano, produzidas especialmente para o jantar por Fernando Leite - www.fernandoleite.com.br.














Bom... Sensação de dever cumprido, bem cumprido e certeza de sucesso obtido!!! Estou recebendo mensagens dos convidados, cumprimentando pelo jantar, o que me deixa muito feliz, e a sensação, e certeza, de que realmente superou-se tudo que podia ser esperado, melhor ainda!!!

Detalhe da mesa bar:













Finalizando, a foto do buffet após o jantar.

O cardápio já foi citado, dias atrás, então separei as fotos dos Montaditos de Presunto Crú

Da Terrina de Salmão e da sobremesa - Beze Torte em taças.









Não é o Concurso da Geladeira, ainda não...rsss

Ao final do jantar, foi servido café com Torre de Profiteroles, na mesa bar.

Finalizando, detalhe dos Montaditos que sobraram!!!


Se alguém quiser um jantar desses... www.gastronomiasanta theodora.com!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007


Picadinho de Carne Paulista

Está no fogo, enquanto posto aqui!!! Hoje foi dia de cozinhar para o mês todo...

Comecei cozinhando 4,5 kgs de carne moída, recheio de panqueca, almôndega, croquetes, molho bolonhesa, recheio para abobrinha. amanhã só falta a panqueca e o croquete! o resto todo está no freezer!!!

Fiz um lagarto "todo dia" recheado com duas lingüiças, esse picadinho e o bife de marinheiro.

Esse picadinho, quando vi a receita, achei que daria errado, mas a fonte era muito segura, cozinha do Hotel Senac de Águas de São Pedro, então arrisquei. A carne é posta de molho em água (????!!!!....), frita-se a carne primeiro e depois põe-se os elementos do refogado crus e pro último, põe-se a água onde a carne ficou de molho, tudo no fogo baixo, muito tempo, até engrossar e a carne ficar macia... Enquanto escrevia, ficou pronto e a foto é de 30 minutos atrás. Já havia comido ele no tal hotel e é muito bom!! O cerimonial todo dele, vem com mandioca frita, ovo poche, farofa e arroz branco; faz parte hoje do cardápio da Gastronomia Santa Theodora, maravilhoso par um almoço com muita gente!!!

O Bife de Marinheiro, não sei porque se chama assim, é uma receita que meu pai fez umas duas vezes, há muitos anos, e... ficou duro... HOje resolvi encarar... Isso ai é o que sobrou de uma assadeira 40 X 25...rssss Acho que ficou bom e não ficou duro!!!rsss É feito em camadas de carne, batata, cenoura, cebola, tomate e azeitona, regado com azeite e assa no forno baixinho umas duas horas.



Amanhã, panquecas, croquetes, carolinas para torre de Profiteroles do jantar de sábado, bife a rolê, strogonoff, bife de panela, repolho... tudo para o freezer!!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Cardápio decidido!!!

Após a degustação de hoje, desistimos da degustação de sexta feira e fechamos o cardápio do evento de sábado!!! Eis o prato principal vencedor!!! Escalope ao Funghi com Brie.

Cardápio do evento de sábado

Vol au vent de Cappelin
Montaditos de presunto crú e de Pastrami
Dip de camarão

Terrina de salmão

Escalope ao Funghi com Brie
Batatas Dauphinois

Beze Torte de morangos
Torre de profiteroles

Esse evento está me tirando o sono, resposabilidade muito grande, mas tenho certeza que tudo sairá ok!!!

domingo, 19 de agosto de 2007

Ragú com Polenta recheada de gorgonzola e queijo Brie

Esse foi o prato do dia hoje!!!

O ragú cozinhou ontem durante 6 horas, e ficou muito bom!!!!

Como já comentei, próximo sábado tenho um jantar de muita responsabilidades, para 8 pessoas. O cardápio está definido, mas o prato principal está na dúvida entre este de hoje, Escalope ao Fungi, Escalope ao Emmentall e Saltimboca alla Romana... Portanto... Farei degustação deles todos para o cliente decidir!!! Hoje foi esse, durante a semana, vocês verão os outros!!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007


Missão cumprida!!!!!!

A Anta esqueceu a máquina fotográfica ultra-mega-power-energética-vitaminada que ganhou terça feira... e teve que fotografar prá voces com o celular... Mas o dono da casa, gentilmente fotografou com a máquina dele e embreve as fotos melhorarão!!!

Em primeiro lugar, quero agradecer o privilégio de ser convidado para servir essa festa tão elegante, de amigos tão queridos e antenados com tudo que existe de mais legal em termos de comida! Lúcia, você me fez muito feliz!! Foi um privilégio muito grande!!! Espero que tenha gostado! Ricardo, obrigado pelas fotos!

Minha água só voltou ontem de manhã, o que acabou atrasando a conclusão dos pratos e, ao invés de sair 15 horas, tive de sair 15:15. Mas como sou prevenido, cheguei ainda adiantado e tudo correu muito bem.

Fiquei feliz com o resultado do que iria apresentar, antes mesmo de chegar a Praça Pereira Coutinho, onde mora minha amiga. A sensação de que tudo estava bem feito e perfeito já me dominou no caminho e a tranqüilidade acabou ajudando a tudo dar mais certo ainda!!!

Apesar do contra tempo de ter esquecido minha nova e maravilhosa câmera digital ( que me deixou extremamente triste... seria uma "inauguração" com chave de ouro...), nada houve de errado ou houveram sustos de última hora.

Esse í sou eu... repondo a mesa de vol-au-vents.

A Surpresa do Chef foi a tábua de queijos Boursin de nozes, damasco e pistache e a ricota com tomates secos feitas a partir do kefir, que acredito tenham agradado.


O momento de maior felicidade para mim foi quando um convidado elogiou demais meu Salmão Gravlax, falou sobre o prato com conhecimento de causa e, depois que ele foi embora me contaram que ele é dinamarquês, ou seja, o Gravlax é um prato típico da região natal dele! E eu sendo elogiado na confecção do mesmo... Foi a glória!

Minha sobremesas foram devidamente apreciada, a Beze Torte sugerida pela Lúcia foi um sucesso!!! A partir de agora, irá figurar no meu Cardápio de sobremesas!



A minha "Torre de Profiteroles", que vocês viram a foto da carolinas antes do recheio e cobertura.


E para finalizar, como foi uma noite de Estrelas, cuja Estrela maior foi a Lúcia, meu vol-au-vent de gorgonzola com formato de... Estrelas!!!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007


Programação do dia:

De manhã cedo Colocar o bacalhu de molho - feito!!!! Lavar a cozinha e as bancadas, desinfetar tudo para começar a trabalhar - Sabesp fazendo manutençao da caixas dágua só voltará a água 16 hs.....
18 hs - Fazer as carolinas e o recheio de Baunilha. Preparar todos os recheios cozidos que será usados amanhã. Terminar o queijo Boursin de Nozes.

Bom... A cozinha só será lavada as 16 hs... e de contra partida, um torcicolinho básico!!!rsss

Missão cumprida!!!

Cozinha lavada, Carolinas prontas...












Recheio de bacalhau, bacon, profiteroles, fungi, Alho poró prontos, faltando só concluir na hora de usar.

Amanhã pela manha: Fazer os quiches, rechear e cobrir os profiteroles, separar louças, copos, talheres, bandejas e montar o carro! Horário de saída: 15 hs!!!

terça-feira, 14 de agosto de 2007


Jantar para duas pessoas

Ai estão as imagens do jantar para duas pessoas servido hoje!!!

Cardápio:

Salada Morna Americana com Camarão grelhado
Costeleta de Carneiro Grelhada com Manteiga de Ervas, Arroz Selvagem no azeite de Rúcula e Confit de Tomates Cereja.

Acho que gostaram!!!!

Terminei as compras da festa de quinta, desenformei a ricota, embalei o Boursin de Damasco.

Foto de inicio, a salda de hoje e agora, finalizando, o prato principal!!!



Ricota!!!!

Essa não é a de hoje, pois ainda está na forma, mas preparei uma ricota com tomate seco agora de manhã, e um queijo Boursin com damascos!!!

O Boursin com Pistache ficou pronto domingo e agora, estou secando coalhada para fazer o Boursin de nozes!!!

Alguns já sabem, outros não, estes queijos que estou desenvolvendo são todos a partir da coalhada de Kefir, já consigo produzir 1,5 lts de coalhada por dia!!!!

Para quem gosta de passo a passo, este da minha amiga Molly é sensacional!!!! Apfelstrüdel!!! O Original alemão!!!! Só abre prá quem é cadastrado no Multiply!!!
http://mollystein.multiply.com/photos/album/3/Das_is_eine_AppfleStrudel_


Tudo pronto para o jantar, amanhã: Fotos e cardápio!!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Eventos da semana!!!

Conforme prometido, eis o Mil Folhas de ontem!!! Finalizo hoje com fotos dos cortes dele e do que sobrou...

Amanhã, evento de última hora: Jantar Romântico de tres anos de namoro e quinta feira um aniversário para 20 pessoas.

Não posso falar muito mal, pois tanto um quanto outro tem acesso a este blog, e o jantar romântico é surpresa o cardápio!!! Então só contarei o menu deste na quarta, quando ambas as partes já souberem o que comeram!!!

O Aniversário está me deixando muit feliz, estou fazendo para uma amiga muito querida.

Vocês terão chance de acompanhar meus preparativos, bem como ela, tudo por aqui!!!


Menu do Aniversário:

Mini quiches de Bacalhau, Loraine; Alho poró

Vol au vent de Capellin

Barquetes de gorgonzola e funghi secchi

Salmão gravlax c/ cesta de torradas e pão preto

Algum petisco a base de queijo e tomate seco

Brinde surpresa

Torre de Profiteroles

Taça de morangos com chantilly e suspiro










Programação do dia:
Comprar mais forminhas de mini quiche
Fazer toda a compra do jantar de amanhã e do que falta para quinta feira
Pré preparo a noite do jantar de manhã.

domingo, 12 de agosto de 2007

Depois de muito tempo.... Esse blog resolveu abrir novamente na tela do meu computador, pois inexplicavelmente abria em todos, menos do meu...

Então vamos por a conversa em dia!!!

Esse Passo a Passo está fotografado há 15 dias, e só hoje poderei postá-lo... É uma pena, pois seria um excelente cardápio para a data de hoje!!!

Antes do PAP ( Passo a Passo, alguém escreveu isso para mim e eu gostei!!!), meu cardápio de dia dos Pais é Nhoque, Ragu Italiano e bolo de mil folhas!!! (amanhã foto!!)

LAGARTO AO MOLHO MADEIRA OU A ROMANA

1 peça de lagarto
1 1/2 copos de vinho madeira Izidro "R" - seco
1/3 xícara de folhas de sálvia fresca ( se for só molho madeira, por somente quatro folhinhas)
Sal
1 col. sobremesa farinha de trigo
1 xícara de champignhons
Batatas.













Pegue a peça de lagarto muito bem limpa, porém com essa membrana que o envolve presente. Este foi comprado limpo no Pão de Açúcar e o açougueiro limpou demais... Essa película ajuda no cozimento, evita que resseque e, depois de pronto sai facilmente é só puxar!!!










Corte a peça ao meio, ou em tes, essa tinha somente 1,5 kgs, e acomode em uma vasilha justa. Esse é um erro comum: se vc colocá-la em uma vasilha enorme, gastará mais vinho e tempero, pois terá que encher mais para chegar no mínimo até o meio da carne!!!
Salgua e ponha metade da sálvia. Vire esse lado para baixo, salgue o outro lado, ponha o vinho, reservando meio copo. Ponha o restante da sálvia e aperte contra a carne, delicadamente, para "colar". Deixe de molho 3 a 4 horas e vire, deixando mais tres ou quatro horas. Ela irá mudar de cor.













Agora tenho a honra de apresentar um ilustre colega e coadjunvante de trabalho!!!
Vinho Izidro Madeira "R" !!!! Barato, média de R$14,00 a garrafa, é inestimável para o preparo de molho madeira. Fácilmente encontrado em hipermercado, existe também o tipo "M", doce, excelente para pudim de pão, pavê, etc e o tipo "P", mais caro, tipo vinho do Porto, também excelente para culinária!!! Experimente e use sem dó, pois pelo preço e sabor, compensa!!!









Ai está a carne, escurecida pela marinada e pronta para ser selada, com um pouco de óleo bem quente, já na panela de pressão. Sele bem a volta dota da carne, um pedaço de cada vez. Dica: Eu encosto lateral da carne de cada vez na lateral da panela: sela mais rápido.










Depois que todos os pedaços de carne estiverem bem selados ("fritos a volta toda"), Volte-os para panela, junte todo resto da marinada, cubra até ficar somente dois dedo para fora com água fervendo. NÃO PONHA ÁGUA FRIA.
Deixe ferve, feche a panela, deixe pegar pressão e cozinhe 35 minutos. Deixe a panela esfriar 15 minutos, tire a pressão ( não se tira pressão da panela quente pondo ela sob a água fria: isso irá estragar o fundo da sua panela e por isso você vê muita panela de pressão João Bobo - você põe no fogo el ela fica prá lá e prá cá porque o fundo estufou e ficou em forma de meia bola... O certo e gentilmente levantar a válvula, tomando cuidado para não se queimar com o vapor que sai, apoiar o grafo de jeito que sai bem pouquinho do vapor e deixar ela lá chiando até parar).

Tome algumas batatas descascadas, tire a carne do molho e ponha as batatas, ferva, feche a panela, deixe pegar pressão e cozinhe 10 minutos. Tire a pressão, tire as batatas, bata o líquido escuro que sobrou com o mixer ou no liquidificador, acrescente o meio copo de vinho reservado, a farinha de trigo, volte a panela, engrosse em fogo baixo.

Ponha sobre o lagarto já fatiado depois de frio, misturado com os champignhons.

Dica: Essa quantidade dá tranqüilo para 6 pessoas, se quiser, separe antes a quantidade que não for usar, ponha em pote plástico com o molho SEM champignon (eles murcham no congelamento), deixe esfriar completamente destampado, tampe e congele.

Bom apetite!!!!