quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Minha horta de temperos e outras plantinhas




Meu amigo João Grandão do Pão me fez concretizar um projeto antigo: Fotografar e mostrar minha Horta Muro!!! Concebida durante a construção da casa, foi feita com bloco 40X20 e, a intervalos de cada 2 blocos, um era colocado de lado com metade para fora. Resultaram 60 vasinhos, somente para horta de temperos. Tem 5 ou 6 vasinhos de cada um.

Ai temos a visão das duas partes da horta muro.

Em seguida, um os temperos da horta:













Puejo, dill ou endro, tomilho,













orégano e manjerona (nunca sei qual é qual, tenho que pegar a folha esfregar e cheirar...rsss), sálvia, alecrim,













hortelã, estragão, tomates cereja.













Estão brotando cominho, rúcula e cebolinha.













Os tomates cereja, aqui, brotam do nada nos lugares mais incríveis e... nasceu um copo de leite no meio da horta e eu deixei por lá mesmo! Também nasceu do nada esse mamoeiro papaya que produz mamões muito bons e esse outro manjericão, mas esse era esperado pois está próximo dos outros e algum passarinho levou a semente!



















Esse limoeiro é o meu orgulho, chegou aqui pequenininho em 2003 e há três anos produz o ano todo, nunca mais comprei limão!!! Pequenininha na frente dele ( porque eu podei por estar quase do tamanho dele...) está mirra, cuja muda veio de Jerusalém! Ah, tem esse inhame também, que também nasceu do nada antes mesmo da casa terminar de construir, mas só uso como decoração! A planta é linda!



















Estou fazendo mudas do manjerição velho, para implantar a volta desse terreno que estou preparando para a nova horta de verduras e legumes. Caso não saiba, toda horta orgânica deve ser circundada com manjerição, pois... as formigas não passa por ele!!! Deve ser plantado com 50 cms de distância um do outro, e podado sempre para ficar baixo, com as folhas a 10 cms do solo. Adeus formigas e agrotóxicos!

Alguém tem muda de loureiro? Estou louco por um...

Antigamente, o canteiro da horta muro produzia também alfaces, repolho, couve, brócolis, mas com a nova horta em projeto, mudarei o lugar deles.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional Tito!

até mirra tem! ( pra que serve? rsss)
só faltam o incenso e ouro!

Celia Kaori disse...

Adorei sua horta com os temperos.
Uma ótima idéia.
Vc e seus talentos.
Parabéns!
Beijos!

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

João, só para perfumar... seca, vc faz uma trouxinha e perfuma qualquer coisa! além do que é resinosa, de vc mexer nela, ela deixa uma película na sua pele. Por isso que embalsamava defunto...rss

Bella Donna disse...

Muito bem bolada essa horta,Tito

Estamos construindo um muro na casa da mamis e acho que vou copiar a idéia,tá????Ela planta seus temperinhos em vasinhos, mas essa sua,além de decorativa da pra diversificar muito mais os temperos.Já imprimi uma cópia pra explicar pro pedreiro,tá!!!!
O muro já está sendo respaldado, será que ainda dá pra colocar ???
Sabe daquela...."Nesse mundo nada se cria, tudo se imprime!!!!!

Bjo
03/02/06

Anônimo disse...

Muito bacana a sua horta!...gostei da idéia. Parabéns!
Quanto as formigas, nunca tinha ouvido falar que elas não ultrapassam o manjericão...aquí a coisa é bem diferente, elas acabaram com a alfavaca (manjericão de folha larga) e o majericão roxo.
Vc coloca alguma coisa em especial na terra?...em todos os temperos que plantei os únicos que não deram formigas e pragas foram o alecrim, a cebolinha e a salvia.
Bjs

Fake Lee disse...

achei genial a sua idéia..eu não sabia como plantar temperos por causa dos cachorros.agora já sei!!obrigada!!