quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Molho de Tomates - Ao Sugo - Passo a passo


Depois que tirei as primeiras fotos e pus no fogo... Descobri que hoje é Dia do Macarrão!! Então juntamos o útil ao agradável e vamos lá!!!

Primeiro: tomates bem maduros e de preferência italianos! Nessa foto vou tomate débora mesmo, mas não gosto deles para molho, muito aguado!!!

Geralmente eu faço bastante, ai estou trabalhando com quatro quilos. Ideal para quem consome muito é aproveitar Ceasa, atacadistas e comprar uma caixa inteira. Retirar os maduros e por na geladeira, os que estiverem já no limite do podre fazer na hora, e os verdes deixar amadurecer ao sol, o que acontece em um ou dois dias, juntar com os da geladeira e fazer tudo.

Lave muito bem todos os tomates. Tire o umbiguinho do tomate com a ponta de uma faca, não deixando nada dele.









Os primeiros dois tomates eu pico bem e ponho no liguidificaro sem água. Vou pulsando até liqüefazer e ai, tiro aquela tampinha da tampa e vou jogando eles as metades, aos quartos, ou até inteiros se passarem pelo orifício, com o liquidificador ligado, até encher o copo. Ai tampo e desligo. Se vc desligar sem colocar a tampinha da tampa de volta... Vai espirrar!!!



Dicas: Se for fazer mais molho do que coube no primeiro copo do liquidificador, deixe molho suficiente para cobrir a hélice e não precisa colocar de novo os dois primeiros bem picadinhos! Tem gente que põe água nessa hora, mas vai demorar mais para cozinhar.






Com uma peneira de plástico de rede mais larga, funda e de cabo e bordos bem reforçados, vou despejando do copo com uma mão e balançando a peneira com a outra, direto na panela. A peneira deve ter borda reforçada para não dobrar com o peso do molho. Se despejar devagarzinho, nem vai precisar parar.

Não use peneira de metal.


Vai restar um "croquetinho" de caroços e pele, que vc joga fora!!!








Ao final, voce terá um liguido mais para o róseo, muito aguado e com espuma BRANCA. Acrescente para cada quilo de tomates: Uma colher de café de sal, uma colher de chá de açúcar e uma folha de louro.









Acenda fogo alto e deixe abrir fervura intensa com a panela tapada. Abaixe o fogo e destampe a panela. Mexa de vez em quando, limpando a borra de molho que forma na borda, conforme o volume do liquido diminui. Deixe ferver por uma hora e dez, ou mais, até o molho estar grosso, vermelho com espuma vermelha e a fervura se parecer com a de um creme e não de água. O volume vai estar mais ou menos pela metade do inicial.





Se você for usar molho ao sugo, ou se for para usar como parte de outra receita que pede molho de tomates, acerte o sal e pronto.

Se você for guardar, deixe esfriar completamente na panela tampada, mexa bem, divida em potes de plástico com a capacidade que você usa normalmente e congele.

Se você quiser um molho de tomates italiano, acrescente bastante alho dourado e manjericão, podendo por pimenta calabreza.

Se quiser molho bolonheza, só misturar a carne moída já pronta. Divirta-se!

7 comentários:

Maria Helena disse...

Adorei, sujper explicadinho e com os "pulos" do gato!

Parabéns por mais essa!
beijocas

Lúcia Barros disse...

Tito,
Que delícia...
Muito bem explicado,vou fazer amanhã:)
Parabéns!

Lúcia Barros disse...

Tito,
Que delícia...
Muito bem explicado,vou fazer amanhã:)
Parabéns!

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

MH, vc deve ser fera em fazer isso... Brigadú! é básico, mas interessante!! bjs!

Lúcia, brigadú tb e espero que goste!

dimartam disse...

Vivendo e aprendendo, adorei. Parabéns! nota 10

Grampoo disse...

Tito, estamos fazendo esta receita, depois que provarmos te conto ;)

MINHAS FOTOS disse...

Adorei primeira vez que faço um molho de tomate não compro mais pronto...Valeu
Ass: Margareth