domingo, 12 de agosto de 2007

Depois de muito tempo.... Esse blog resolveu abrir novamente na tela do meu computador, pois inexplicavelmente abria em todos, menos do meu...

Então vamos por a conversa em dia!!!

Esse Passo a Passo está fotografado há 15 dias, e só hoje poderei postá-lo... É uma pena, pois seria um excelente cardápio para a data de hoje!!!

Antes do PAP ( Passo a Passo, alguém escreveu isso para mim e eu gostei!!!), meu cardápio de dia dos Pais é Nhoque, Ragu Italiano e bolo de mil folhas!!! (amanhã foto!!)

LAGARTO AO MOLHO MADEIRA OU A ROMANA

1 peça de lagarto
1 1/2 copos de vinho madeira Izidro "R" - seco
1/3 xícara de folhas de sálvia fresca ( se for só molho madeira, por somente quatro folhinhas)
Sal
1 col. sobremesa farinha de trigo
1 xícara de champignhons
Batatas.













Pegue a peça de lagarto muito bem limpa, porém com essa membrana que o envolve presente. Este foi comprado limpo no Pão de Açúcar e o açougueiro limpou demais... Essa película ajuda no cozimento, evita que resseque e, depois de pronto sai facilmente é só puxar!!!










Corte a peça ao meio, ou em tes, essa tinha somente 1,5 kgs, e acomode em uma vasilha justa. Esse é um erro comum: se vc colocá-la em uma vasilha enorme, gastará mais vinho e tempero, pois terá que encher mais para chegar no mínimo até o meio da carne!!!
Salgua e ponha metade da sálvia. Vire esse lado para baixo, salgue o outro lado, ponha o vinho, reservando meio copo. Ponha o restante da sálvia e aperte contra a carne, delicadamente, para "colar". Deixe de molho 3 a 4 horas e vire, deixando mais tres ou quatro horas. Ela irá mudar de cor.













Agora tenho a honra de apresentar um ilustre colega e coadjunvante de trabalho!!!
Vinho Izidro Madeira "R" !!!! Barato, média de R$14,00 a garrafa, é inestimável para o preparo de molho madeira. Fácilmente encontrado em hipermercado, existe também o tipo "M", doce, excelente para pudim de pão, pavê, etc e o tipo "P", mais caro, tipo vinho do Porto, também excelente para culinária!!! Experimente e use sem dó, pois pelo preço e sabor, compensa!!!









Ai está a carne, escurecida pela marinada e pronta para ser selada, com um pouco de óleo bem quente, já na panela de pressão. Sele bem a volta dota da carne, um pedaço de cada vez. Dica: Eu encosto lateral da carne de cada vez na lateral da panela: sela mais rápido.










Depois que todos os pedaços de carne estiverem bem selados ("fritos a volta toda"), Volte-os para panela, junte todo resto da marinada, cubra até ficar somente dois dedo para fora com água fervendo. NÃO PONHA ÁGUA FRIA.
Deixe ferve, feche a panela, deixe pegar pressão e cozinhe 35 minutos. Deixe a panela esfriar 15 minutos, tire a pressão ( não se tira pressão da panela quente pondo ela sob a água fria: isso irá estragar o fundo da sua panela e por isso você vê muita panela de pressão João Bobo - você põe no fogo el ela fica prá lá e prá cá porque o fundo estufou e ficou em forma de meia bola... O certo e gentilmente levantar a válvula, tomando cuidado para não se queimar com o vapor que sai, apoiar o grafo de jeito que sai bem pouquinho do vapor e deixar ela lá chiando até parar).

Tome algumas batatas descascadas, tire a carne do molho e ponha as batatas, ferva, feche a panela, deixe pegar pressão e cozinhe 10 minutos. Tire a pressão, tire as batatas, bata o líquido escuro que sobrou com o mixer ou no liquidificador, acrescente o meio copo de vinho reservado, a farinha de trigo, volte a panela, engrosse em fogo baixo.

Ponha sobre o lagarto já fatiado depois de frio, misturado com os champignhons.

Dica: Essa quantidade dá tranqüilo para 6 pessoas, se quiser, separe antes a quantidade que não for usar, ponha em pote plástico com o molho SEM champignon (eles murcham no congelamento), deixe esfriar completamente destampado, tampe e congele.

Bom apetite!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Hummmm!!! Que delícia!!!
Há dois meses plantei sálvia em uma jardineira...estão lindas e perfumadas e juntando com uma peça de lagarto que ganhei, este será o almoço do próximo fim de semana.
Feliz retorno!!!...já estava sentindo falta do PAP!!!
Bjs

Eli disse...

Que delícia!! Adoro carnes que cozinham em panelas de pressão e ficam bem macias. :)

Unknown disse...

Amei, faço igualzinho... porém, qdo vou "dourar" o lagarto, coloco o azeite e umas pitadas de açúcar na panela, qdo o açucar começar a queimar (nesse momento começa a sair um pouco de fumaça) eu coloco o lagarto... o molho fica mais escuro e muito saboroso...
Às vezes eu recheio o lagarto com cenoura, bacon, ovo cozido... fica muito bom tb, pelo menos quem come sempre repete e diz q está uma delícia kkkkkkkkk
Eu não conhecia esse vinho, eu uso outro, vou tentar procurar este por aki, depois eu te falo como ficou ok????
Se a "cara" do lagarto tá assim, imagino o sabor hummmmmmmmm, é de babar no teclado rsssssss

Parabéns meu querido... vc é sensacional...

Unknown disse...

Amei esse PAP!!
Acho que agora não erro mais o molho madeira!
Parabéns amigo!
Mais um espetáculo!