terça-feira, 25 de setembro de 2007

Jantar em andamento!


Minha técnica de preparo de um jantar para o cliente envolve alguns passos.

Após a definição do cardápio, o primeiro passo são as compras!!! Essas podem ser divididas em duas etapas, de acordo com a antecedência com que se planeja e encomenda o evento.

A primeira, são as compras de ofertas, não perecíveis e coisas específicas que podem ser estocadas. A segunda, geralmente na véspera, é de frutas, verdura, legumes, carnes, flores, peixes e outros perecíveis que devem estar frescos no momento do preparo. Poucas horas antes do jantar, compra-se o pão. Neste evento específico, dado a urgência, essa compra toda foi feita hoje, as 9 hs da noite, menos a baguete italiana que será comprada amanhã.

A próxima etapa, que acabei de concluir, é o preparo de tudo aquilo que deverá ser feito com antecedência. Ai na foto, Peras ao Vinho, que acabei de fazer para sobremesa de amanhã. Usei a receita clássica de Cordon Bleu de Poires aux Bélle Hélene associada a receita de Pera ao Vinho que tanto comi em Portugal. Será que devo batizá-la Poires aux Beau Tito?










O bolo está assado. Usei a receita do bolo Shiffon de Chocolate, da minha madrinha. Só o tinha feito uma, vez quando era criança, mas ainda lembro que sua leveza o recomenda altamente para a produção do Bolo Vanessa, ao invés do Pão de Lót de laranja que uso tradicionalmente.

A massa do pão integral que guarnecerá o Canapé Caprese e o pratinho de pão do jantar, está crescendo para ser assada amanhã, instantes antes do jantar (no pré preparo da parte da manha, os pãezinhos serão enrolados).


A massa das quiches está pronta, congelada.

Amanhã de manhã no pré preparo, será feito o molho de maracujá do salmão, a lavagem e secagem das folhas da salada, o recheio da quiche de camarão, a retirada de espinhas e preparo do salmão para ser assado antes do jantar, o molho Remouláde que guarnece o Montadito de Salmão Gravlax, o recheio do bolo e o preparo de sua cobertura, que será feita ao chegar ao local, a separação dos ingredientes do molho da salada, feito no momento de servi-la, o molho branco do Gratinado de Shitake com Pupunha, bem como a montagem do prato, separação de copos, pratos, talheres, travessas, panelas, assadeiras, acessórios de cozinha, vasos, toalhas, guardanapos e, por último, a montagem do carro para sair.

Vocês pensam que é fácil?

Nenhum comentário: