sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sexta feira foi o dia das conservas aqui!!! Aproveitei um leite que estava vencendo e fiz o doce de leite (dois litros) que rendeu essa porção que vc vem, e também aproveitei uma liquidação de morangos a R$5,00 a caixa com 4 bandejas de 200 grs. Comprei 5 caixas e obtive 5 vidros de geléia desses ai e 2 de calda de morango.

Meu Kefir ficou menos ácido, mas ainda está muito líquido!!!

Criei uma postagem de dicas sobre festas que vou reproduzir aqui!!!

DICAS PARA UMA BOA FESTA!!!

· CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

· Paciência – Não deixa tudo para última hora e guarde recibos de tudo – é normal escutar eu você estava tão apressado que entendeu errado o que seria servido – fornecido – incluso no pacote.

· Seja firme ao discutir suas idéias e questionem cada detalhe que acharem necessário

· Peçam alternativas mais baratas, faça sugestões. Ousadia – procure sempre alguma coisa exótica para dar o diferencial, mas não faça tudo exótico porque pode não agradar!

· Tudo que ficar acertado deverá constar de contrato por escrito, onde deve constar o que é o serviço e o que está incluso. Relação de pratos a serem servidos, números de pessoas a serem atendidos, números de garçons, horário de atendimento, preço por hora e convidado extra. Não aceite quem trabalha sem contrato, mesmo pessoa física, pois depois não terá como reclamar. E durante a festa, geralmente O anfitrião está tão ocupada que não percebe o que ocorre de errado e os convidados, por educação não reclamam, mas saem falando mal... E aí Eu digo: Toda festa minha rende mais duas!

· Só façam depósito quando tiverem certeza que é aquilo que querem e peçam recibo na hora, não pelo correio, depois, etc. Poderá ter uma surpresa do recibo vir diferente do combinado.

· Verifiquem se a data escolhida para seu evento é próxima a feriado e a conveniência ou não disso para você!

· Se você deseja um evento grandioso, para mais de 100 pessoas, no mínimo oito meses antes os preparativos devem começar. Com seis meses é possível. Com três meses, não há um minuto a perder!!!

· Ao definir seus convidados, tenha em vista o número de pessoas que o lugar do evento comporta, sem que fique atravancado. Veja também se não esta convidando alguém que não conhece ninguém. É preferível não convidá-lo ou arranjar mais duas pessoas que o conheçam, se não você ficará sem graça de ver a pessoa isolada.

· Quanto a número de convidados, o que manda é o bolso! Também a variedade e quantidade de pratos servidos conta: Se você optar por dois pratos quentes servidos em mesa, conte que dobrará o número de pratos e talheres a serem alugados!

· Verifique catálogo fotográfico da apresentação dos pratos ou equipamentos onde serão servidos. Não queira seu maravilhoso prato servido num richaux descascado!

· Exclua empresas especializadas. Isso mesmo. Elas funcionam muito bem, mas cobram muito bem também, além de você ter um serviço “engessado”, tipo, só aqueles floristas (caros) só aqueles buffets (caros também e, as vezes, se você for ao mesmo buffet sem a empresa verá 30% a menos no orçamento).

· ESTILOS DE FESTA

· Glamurosa: para mais de trezentas pessoas, com coquetel, jantar, mesa de café e altos custos. Vantagem: Se tudo der certo, será inesquecível. Desvantagem: preço

· Elegante: Entre cem e trezentos convidados, mais fácil e convencional para organizar, menos sujeito a erros. Geralmente resume-se a um coquetel com prato quente e doces. Vantagem: mais fácil de organizar. Desvantagem: Nenhuma, mas cuidado – mesmo assim não é baratinho e você pode ser enganado.

· Informal: Bem mais simples, resumisse a um buffet frio e canapés, com ou sem prato quente e serviço americano. Vantagem: Bem mais econômico Desvantagem: Pode descambar na bagunça facilmente.

· Temáticas: Sempre divertidas, cuidado para não servir somente comida que ninguém gosta. Tenha sempre um coringa na manga.

· TIPOS DE FESTA

· Brunch – Mistura de café da manhã com almoço, pode se estender de 11 da manhã às 5 da tarde, sem problema algum. Buffet frio e serviço americano.

· Coquetel – Salgadinhos, canapés, docinhos e bolo. Hoje em dia, pode comportar um prato quente ou dois.

· Almoço ou jantar completo: Coquetel, entrada, dois pratos servidos à mesa,Sobremesa, docinhos e bolo.

· Informais: Feijoadas e churrascos. Cuidado com o tão falado buffet de massas – a maioria dos que eu fui eram de má qualidade e, se ao ar livre, esqueça: é impossível manter o prato quente o suficiente.

· BOLO

· Cuidado!!! Grande chance de ser enganado!!! O mais comum é venderem um bolo por um peso e ser muito mais leve, pois... de olhar você não sabe e não vai pesar o bolo no meio do salão!

· O melhor bolo é o bolo BBB – Bom, Bonito e Barato. Excesso de decoração é lindo, mas geralmente o bolo é sem graça. É tradicional que o bolo não é comido, ou milhares de pedaços vão para o lixo com apenas uma garfada. Consulte se você poderá levar o bolo, ou se for incluso no contrato, veja se o mesmo está sendo cobrado por peso (150grs por convidado bastam!!) e não por pessoa.

· QUANTIDADES

· Garçons – 1 para cada 15 pessoas em coquetéis e 1 para 10 em jantares. No Brunch poderá ser de 1 para 25 pessoas.

· Vinho – 1 garrafa para 4 pessoas

· Água e refrigerantes - 500 ml por pessoa

· Whisky – 1 para 25 pessoas

· Coquetel de frutas – 750 ml para 25 pessoas

· Salgados e canapés – 10 por pessoa no jantar e 18 no coquetel

· Comida – 400 grs por pessoa

· Docinhos – 5 por pessoa

· Bolo – 150 grs por pessoa

· RESUMO

· De sei a quatro meses antes – Defina data, estilo, orçamento para festa e comece as consultas de orçamento e disponibilidade de data. Pense no estilo de sua festa.

· Três meses antes – Lista de convidados, test drive do buffet (somente buffets que você pagou reserva irão oferecê-lo!)

· Dois meses antes – Pague a primeira parcela do buffet (40% menos a reserva é a praxe, e mais três pagamentos, somente um depois do evento, onde serão acertados os extras).

· 5 semanas antes - envie os convites

· 2 semanas antes – Confira todas as respostas dos convites – é importante para não estourar orçamento – ligue para quem não confirmou.

· 1 Semana antes – Checagem geral de tudo!!!

· 2 duas antes – envie para o local tudo que deseja: Lembrançinhas, peças de decoração, etc

Um comentário:

Cléia disse...

Tito


Valeu. Suas dicas são MARAvilhosas.