quarta-feira, 18 de julho de 2007


Cumprindo promessas...

Não falei mais no meu kefir, nem no meu curso de sábado, então hoje é o dia!!!

Meu kefir, bem obrigado, processando um litro de leite em 24 hs. Aqui está a primeira cria dele!!! Ricota!!! A receita é a tradicional, fiz com dois litros de leite e dois litros de soro de kefir, que juntei durante uns dias. Poderia ter feito até tres litros de leite com esse soro, mas não quis arriscar por ser a primeira vez que fazia. Saiu uma ricota bem cremosa e nada azeda nem ácida. A textura está perfeita! Muito bom!!!



O curso foi muito interessante, gostei bastante e é muito bem montado, bem esclarecedor. Esta semana devo estar providenciando os "caixões" com fundo de fórmica para começar minha criação de escargots! Assim que chegarem, conto mais um pouquinho!!!

Próxima aventura com kefir: requeijão!

8 comentários:

Anônimo disse...

Que bela e apetitosa ricota!!!
Estou com inveja, meu kefir ainda não chegou...não vejo a hora de me aventurar na arte de fazer queijo.
Já estou imaginando essa ricota em várias receitas.

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Essa aí fiz só com sal! mas quero mesmo é fazer os queijinhos Boursin!

Anônimo disse...

Um dos queijos que quero fazer é o Mascarpone...além de ser um pouco caro, aquí é difícil de se encontrar.

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Aqui é muito caro, mas não tenho a receita... vou tentar achar!!!

Anônimo disse...

Aquí vai a receita que encontrei:

Kefir Mascarpone

1 lt de leite integral ou desnatado
250 ml de creme de leite fresco não engrossado
2 a 4 colheres (sopa) de grãos de kefir
½ colher (sopa) de sal

Modo de Preparo:

-Misture o creme e o leite, depois os coloque em uma jarra com os grãos de kefir.
-Deixe á temperatura ambiente por 12 a 14 horas.
-Depois de coar o kefir e separa-lo dos grãos, misture o sal.
-Proceda como se fosse preparar o cream-cheese, drenando o soro da mistura por
aproximadamente por 12 horas.
-O cream-cheese resultante é o Mascarpone.
-Armazene-o em vasilhame hermeticamente fechado na geladeira.

Rend: 400gs
Validade: 1 mês na geladeira

Fonte: Kefir Brasil

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Brigadú!! Adorei!!! Prometo fazer e fotografar em breve!!!

Anônimo disse...

Estarei aguardando!!! Meu kefir acabou de chegar...não vejo a hora de poder fazer e provar essas delícias!!!

Unknown disse...

Hummmmmm ricota, amo isso...

Tito, vc é d+... sempre fazendo coisas simplesmente maravilhosas... q Deus te proteja sempre... adoro-te...

e p/ variar, um bj no coração rssss