quinta-feira, 12 de julho de 2007

Sempre atrás de novidades... Hoje fiz minha inscrição no curso de criação de Escargots. Como é um produto caro, por não existir, ou melhor, existir uma produção nacional ínfima perante a demanda, resolvi me enveredar por esse caminho e vamos tentar difundir o hábito de comer esta maravilhosa iguaria!!!

Sábado de manhã lá estarei eu no curso, em seguida me programando para começar a criar os bichinhos... Será que não vou morrer de dó de cozinhar os pobrezinhos???

Se você está aí torcendo o nariz, um marisco é muito mais feio que ele viu? É um bicho extremamente limpo, criado dentro de rigoroso padrão de higiene, só come folhas fresca e dificilmente adoece. Portanto, quando vc se deliciar com o seu camarão... Lembre que ele só come... fezes de outros animais!!!

Gente, o bicho é lindo, romântico, é o símbolo do infinito (a espiral), super decorativo e o povo tem nojo dele? Sem contar que é proteína pura e isento totalmente de gordura!! E o sabor é inconfundívelmente delicioso, algo próximo ao Funghi Secchi, porém mais tênue e sublime.

Libere-se de seus preconceitos e coma um... não é visguento não, nisso a Ostra (absurdamente nojenta...) ganha de longe dele!!!

Quem vai experimentar??? o Sabor eu garanto! E a consistência é a mesma de um Shitake, porém mais macio e não borrachudo que nem o cogumelo!

Daqui a pouco... vou fazer ricota com kefir!!!

7 comentários:

Celia Kaori disse...

Adoro camarão, ostra e rã, mas nunca comi escargot, se vc fizer pode me chamar para degustação.

Anônimo disse...

Nunca tive coragem de experimentar.
Tudo bem que é muito proteico, livre de gordura e etc...mas ainda continua sendo uma lesma.
Pode ser que sendo preparado por vc, cozinheiro de mão cheia, eu tenha coragem de experimentar e quem sabe talvez até virar fã.

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Tentando derrubar preconceitos...rsss

A Fotógrafa disse...

Olá Tito!
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog... já está nos favoritos! "Conheci" vc na comunidade Culinária-Receitas do Orkut e admiro muito seu trabalho!
E olha a coincidência: meu pai foi um dos primeiros criadores de escargot do Brasil. A aventura dele começou lá por 1982, ele deu muito curso sobre o bichinho por aí e chegou até a publicar um livro sobre o assunto uns anos depois, que acabou virando referência no país.
Nesses cursos a minha mãe dava um "módulo" de culinária, ensinando desde a escolha dos animais para o abate até receitas das mais variadas, da básica pasta de alho com manteiga (minha favorita) até receitas com as ovas. O melhor de tudo é que eu era a "cobaia" das receitas em casa... ô tempinho bom! rsss
Fazia um tempão que eu não via ninguém interessado em escargots (afinal, como vc mesmo disse, todo mundo morre de nojo), e achei super legal a sua iniciativa. Então, se vc se interessar, encontrei o livro à venda no Submarino (Criação de Caracóis - Jaceguay Ribas) e
posso ver com os meus pais se eles ainda tem algum material (principalmente as apostilas do curso de culinária) e mandar para vc!
Abraços e parabéns!

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Isabellla! Adorei!!! Podem ocorrer mais coincidências... Por acaso vc é do Paraná e tinha algum parente chamado Ardinal Ribas? Era o melhor amigo do meu pai!!!
A Apostila de culinária me interessam muito, mas o na manteiga é de longe o melhor de todos...rsss
Brigadú!

A Fotógrafa disse...

Oi Tito!
Rolou uma semi-coincidência: sou do Paraná sim, moro em Curitiba, a família do meu avô veio de Palmas... só não conheço ninguém com o nome de Ardinal, mas como a família é bem grande é possível que seja parente sim!
Legal que vc gostou da idéia, vou começar o garimpo de apostilas! Quando tiver algum material te aviso!

Unknown disse...

Pô Tito,acho que vou ficar no camarão mesmo.Deixa os infinito para os que tem um gosto mais refinado que eu,hehe!