segunda-feira, 23 de julho de 2007


Passo a Passo - omeletes e fritadas.

Gente... atendendo a pedidos e por falta de tempo de fazer o passo a passo que queria... Em homenagem a Selminha que muito admiro das receitas sofisticadas e deliciosas...

Vou fazer com dois ovos, mas o certo são tres!!! Esse é um omelete de ervas finas com queijo branco. Dois ovos e batedor, para batê-los!!!






Ai estão os ovos batidos, com uma colher de sobremesa rasa de ervas de Provence ( você compra o pacotinho delas onde ficam salsa, cebolinhoa, coentro, louro, canela, etc). Os ovos estão SEM SAL!!!!





Aqui o detalhe: Os ovos devem estar fazendo essas bolinhas para você saber que estão bem batidos, claros e com o dobro do volume inicial. Agora mistura-se as ervas.






Com uma folha de papel toalha umedecida em óleo, vamos usar aquela já conhecida frigideira somente para omeletes e panquecas que nunca é lavada, somente limpa com papel toalha.






Vamos untar toda a frigideira. O mesmo processo será usado com a omeleteira, mais adiante, com a fritada. Será feita nas duas partes da omeleteira.






Com a chama do fogão bem reduzida, mas não totalmente baixo, vamos por a frigideira, esperar uns 20 segundos.










Jogamos os ovos batidos...








Hora do sal... Quando formar uma casquinha embaixo do omelete e em cima estiver bem líquido...







Queijo!!!!








Comece a soltar a lateral do omelete, não se preocupe, ele pode virar bonitinho ou...







Quebrar um pouco, sem problemas, ele ainda vai fritar e ser concertado!!!







Vire-o para o outro lado...








Essa altura, você já vai estar querendo jogar fora, calma!!! rsss...








Agora é hora de dar uns apertõezinhos nele com a espátula, pois por dentro ele está mole e os ovos crus. Eu detesto assim, então, vamos dar os apertõezinhos, o ovo de dentro vaza para fora...






Vire-o mais uma vez e... pronto!!!! Eu passei ele um pouco do ponto, pois controlar câmera, fogo e omelete é meio difícil!

Vamos a fritada!!!! A diferença, é que a fritada é feita sem enrolar, aberta, dobrada no máximo, e podemos abusar de recheio, ela tem mais recheio que ovos!! Essa é de macarrão com presunto e queijo



Pode ser feita com batatas, bacon, restinhos de legumes cozidos, frango e o que você inventar! O Omelete de omeleteira é só dobrado no fim, e não enrolado.

Aqui a omeleteira, untada igual a frigideira, no fogo também igual, recebe os ovos batidos, e logo em seguida o macarrão...



O presunto e o queijo. Deixe fritar um minuto e feche a omeleteria.








Aguarde dois minutos e vire a omeleteira.








Quando vc abrir, estará assim, ai, você dobra ao meio, ou uma ponta até o centro e a outra por cima. O resultado final está lá no começo!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Putz, agora sim q meu colesterol vai no céu rssss...
Adoro o seu bom humor, calma, nessa hora vc terá vontade de jogar fora kkkkk vc é show....
Amei o passo a passo, e sabe de uma coisa, vou colocar o maridão p/ aprender a fazer essas delícias do passo a passo, o q vc acha????

Então, acho q não tem jeito, vou me atracar nos ovos q tenho na geladeira,´fazer a omelete, rsss
ô tentação isso viu...

Parabéns Tito, vc não existe....
Bj no teu coração...

Anônimo disse...

MENINO!!! Vc tá arrasando!!!
Não saiu como vc queria, mas ficou show...
Não te conheço pessoalmente, mas já estou apaixonada pela sua comida...adoro esse seu humor, é contagiante!!!
Parabéns!
Bjs

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Olha, as vezes vir de primeira, mas normalmente não acontece, não tem problema, sempre fica bom no final, tem gente que se ele quebra na hora da primeria virada se desespera... só o ponto que saiu mais passado ( a fritada ficou certinha), pois controlar a câmera e frigideira...rsss

Eli disse...

Olha se saiu ou não como você queria eu não sei, mas que pra mim esta perfeito isso sim!! Gostaria de um pratinho assim para o almoço. hehehe